JUDO ADAPTADO

A Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS) tem como missão apoiar todos os indivíduos que queiram fazer do Judo o seu desporto de eleição, assim como apoiar os seus associados (Clubes ou Associações) de modo a estimular a prática da modalidade.

O Judo de integração Social é também uma preocupação da AJDS, crescendo o tomar de consciência das necessidades.

Nesta área de atuação, o alvo será a integração plena de cidadãos portadores de deficiência de uma forma generalizada na prática do Judo.

A AJDS tem como objectivo principal o acesso destes indivíduos à prática da modalidade, tornando o judo não num judo total mas num judo para todos com igualdade de oportunidades e partilha dos benefícios da modalidade a todos os que quiserem participar.

Relativamente aos indivíduos portadores de deficiência, o judo apresenta-se como um desporto dos mais completos, uma vez que na sua prática são fornecidas ferramentas para que melhor possam encarar a sua vida ativa diária.

Nos indivíduos invisuais e amblíopes, é um excelente instrumento no autocontrolo tanto da força física como no foro psicológico, estimulando o convívio, mais então notória em casos de autismo, podendo proporcionar uma socialização retirando-os do estado interior em que se encerram.

No caso de paralisia, em indicados para a atividade desportiva, proporciona agradáveis momentos de descontração, estimulando a autoconfiança e atividade muscular tão necessária a este tipo de deficiência.

A AJDS iniciou então um projeto “Super Judo”, que consiste em, junto das instituições, dar a conhecer a modalidade.