A Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS) organiza, através do Instituto de Formação de Judo e Disciplinas Associadas, e em estreita colaboração com o Município de Abrantes e o Clube Desportivo Os Patos, o Torneio Mestre Fernando António Dias Correia, no próximo dia 12 de novembro, com início às 10h45, no Pavilhão Municipal do Pego.
É dirigido aos atletas dos escalões Benjamins (2012, 2013, 2014, 2015), Infantis (2011) e Iniciados (2010) e contempla medalhas, diplomas e surpresas para todos os participantes.
As inscrições podem ser realizadas até ao dia 7 de novembro, em https://judoajdsantarem.com/portfolio_category/provas/.
Este torneio inscreve-se no Projeto Judo+, uma iniciativa da AJDS que promove a motivação para o convívio e competição de excelência junto dos atletas mais novos (até aos 12 anos de idade).
O nome do torneio é uma homenagem ao Mestre Fernando António Dias Correia, figura de relevo no Judo do Médio Tejo.
O Mestre Fernando António Dias Correia marcará presença neste evento e, por volta das 12h, a Associação de Judo do Distrito de Santarém, o Município de Abrantes e o Clube Desportivo Os Patos irão prestar-lhe a devida homenagem pública.
Este torneio conta com a parceria e apoio do Clube Desportivo Os Patos, da Federação Portuguesa de Judo, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Abrantes, da Junta de Freguesia do Pego, da União de Freguesias São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo e dos Padrinhos do Judo Chora Barroso Medicina Desportiva Clínica Chora Barroso Medicina Desportiva, Filstone Natural e Tomartronica Lda
𝐁𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐛𝐢𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐞𝐬𝐭𝐫𝐞 𝐅𝐞𝐫𝐧𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐀𝐧𝐭ó𝐧𝐢𝐨 𝐃𝐢𝐚𝐬 𝐂𝐨𝐫𝐫𝐞𝐢𝐚
Nascido em 1946, Fernando António Dias Correia estava destinado a grandes conquistas e grandes feitos.
Sonhador, visionário, lutador, com um enorme espírito solidário e dono de uma determinação e resiliências inigualáveis, as quais nunca o fizeram desistir, traçou um caminho de escolhas certas e soube sempre, com a sua visão única, trabalhar para os seus objetivos.
Em consequência do sarampo que teve, acabaria por perder um dos 5 sentidos por volta dos 7 anos de idade: a audição.
Numa época em que as nossas escolas não sabiam integrar a diferença, e em que o mais provável para alguém surdo era traçar um caminho diferente, o Mestre Fernando Correia construiu a sua história.
Uma história de sucesso, onde em já idade adulta entrou o Judo como modalidade pela qual se apaixonaria.
A 3 de novembro de 1969, o Mestre Fernando António Dias Correia fundou o Judo Clube de Abrantes, um dos clubes fundadores da Associação de Judo do Distrito de Santarém e que funcionou durante 31 anos, até 2000.
Abraçou a modalidade com uma paixão ímpar e fez com que muitos à sua volta se apaixonassem também por ela, impulsionando a criação de diversos clubes na região centro.
Ao longo da sua carreira de judoca, somou várias conquistas, destacando-se dois títulos de Vice-Campeão do Mundo em Campeonatos para Surdos (Campeonatos do Mundo Silencioso, em França – Dunquerque, 1982 – e Japão – Tóquio, 1989).
Da sua vida constam inúmeros feitos para além do Judo, assim como uma carreira de sucesso como Osteopata.
Esteve sempre ligado às Tropas Pára-Quedistas, como instrutor de Judo e Defesa Pessoal, até se reformar por incapacidade.
Resistiu a diversos obstáculos, fez sempre das adversidades conquistas e continua a ser, para muitos, uma verdadeira inspiração e lição de vida.
Published On: 04 Novembro 2022Categories: Notícias